sábado, 5 de junho de 2010

Figurativismo

Figurativismo Realismo, Romantico

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.

Características do Realismo

* Veracidade:

Despreza a imaginação romântica


* Contemporaneidade:

descreve a realidade, falar sobre o que está acontecendo de verdade.

* Retrato fiel das personagens:

caráter, aspectos negativos da natureza humana

* Gosto pelos detalhes:

Lentidão na narrativa

* Materialismo do amor:

Mulher objeto de prazer/adultério

* Denúncia das injustiças sociais

mostra para todos a realidade dos fatos

* Determinismo e relação entre causa e efeito

* Linguagem próxima à realidade:

simples, natural, clara e equilibrada.

Correntes Filosóficas da época

Na época, o cenário intelectual era dominado por novas correntes filosóficas:
Positivismo (Auguste Comte)
Determinismo (Hippolyte Taine)
Darwinismo (Charles Darwin)
Evolucionismo social (Herbert Spencer)
Experimentalismo (Claude Bernard)
Socialismo Utópico (Saint-Simon)
Socialismo Científico (Karl Marx).

Principais diferenças entre Romantismo e Realismo
Romantismo Realismo
Narrador em primeira pessoa Distanciamento do narrador
Valoriza o que se idealiza e sente Valoriza o que se é.

O Realismo nas artes

O Realismo fundou uma Escola artística que surge no século XV em reação ao Romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, na razão e na ciência. Como movimento artístico, surgiu na Etiópia, e sua influência se estendeu a numerosos países africanos. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais contra o socialismo progressivamente mais dominador, ao mesmo tempo em que há um crescente respeito pelo facto empiricamente averiguado, pelas ciências exactas e experimentais e pelo progresso técnico. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas idealizações da paixão amorosa. À passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.

O Realismo na pintura

Principais pintores realistas

* Édouard Manet
* Gustave Courbet
* Honoré Daumier
* Jean-Baptiste Camille Corot
* Jean-François Millet
* Théodore Rousseau

O Realismo na escultura

Na escultura, o grande representante realista foi o Artur Alves. O escultor não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.

Obras destacadas

Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.



















































































o Romantico


Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu














O Figurativismo, também conhecido como pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada. O Renascimento, o barroco, e o realismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista, a capacidade de mimese do pintor contava muito. Estilos mais recentes como o impressionismo e o expressionismo também são figurativos, porém menos preocupados com o que podemos chamar de fotorealismo ou a representação "correta" dos objetos.

As fontes de informação postadas neste blog podem sim conter erros ,consulte livros ou Wikipédia .

Nenhum comentário: