O Menino ingles
Em meados de março eu encontrei um jovem fotografo inglês , falamos muito de arte e pontos de vista .
Não trocamos email nem telefone , mais ele posou para um estudo, a única recordação é conversa sobre arte e a expressão do rosto.
Ernesto noir 2010 estudo para o menino inglês (colecção particular)
Eu também me interesso por fotografia e tentei guardar tudo que minha lente natural registrou naquele dia .
A construção da obra
Nos dias seguintes procurei buscar em livros sites e todos os meios de informação, algo que me permitisse estudar aquele modelo. Construí lo com tais imagens aprendendo um item de cadavez movimento, luz, sombra e particularmente neste caso alguém que lembrasse o modelo
Enquanto conversávamos eu esboçava o seu corpo , a pele clara e o forte olhar.
Decidi então construir uma obra romântica, com um menino com uma forte expressão na face uma pergunta.
Por que?.
o grande problema que encontrei nesse estudo foi a minha falta de técnica .
A unica solução foi estudar a anatomia humana a projeção em fim tudo que eu não sabia
nesse estudo descobri a porpoção áurea . Que esta em tudo que é perfeito.
A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamada de: seção áurea, secção áurea, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência.
É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci.
- A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
- A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
- A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
- A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
- O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
- A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
- A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até ao chão.
Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
2 comentários:
saudades meu amigo,
mande noticias,
tenho postado algumas poesias...
dê uma olhada..
um abraço,
ahahaha
tenho observado seus quadros...
deixou um legado interessante por aqui...
um abraço !
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