sexta-feira, 11 de junho de 2010

estudos para o menino ingles







O Menino ingles

Em meados de março eu encontrei um jovem fotografo inglês , falamos muito de arte e pontos de vista .
Não trocamos email nem telefone , mais ele posou para um estudo, a única recordação é conversa sobre arte e a expressão do rosto.
Ernesto noir 2010 estudo para o menino inglês (colecção particular)



Eu também me interesso por fotografia e tentei guardar tudo que minha lente natural registrou naquele dia .












A construção da obra
Nos dias seguintes procurei buscar em livros sites e todos os meios de informação, algo que me permitisse estudar aquele modelo. Construí lo com tais imagens aprendendo um item de cadavez movimento, luz, sombra e particularmente neste caso alguém que lembrasse o modelo
Enquanto conversávamos eu esboçava o seu corpo , a pele clara e o forte olhar.





Decidi então construir uma obra romântica, com um menino com uma forte expressão na face uma pergunta.
Por que?.






o grande problema que encontrei nesse estudo foi a minha falta de técnica .
A unica solução foi estudar a anatomia humana a projeção em fim tudo que eu não sabia
nesse estudo descobri a porpoção áurea . Que esta em tudo que é perfeito.



A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamada de: seção áurea, secção áurea, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência.

É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.



Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci.

  • A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
  • A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
  • A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
  • A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
  • O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
  • A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
  • A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até ao chão.





Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.








2 comentários:

Anônimo disse...

saudades meu amigo,
mande noticias,
tenho postado algumas poesias...
dê uma olhada..
um abraço,

Anônimo disse...

ahahaha
tenho observado seus quadros...
deixou um legado interessante por aqui...
um abraço !